Comunicação Organizacional
importância
A Comunicação Organizacional está relacionada à Comunicação Interna. Para nós especialistas, entendemos a grande importância da comunicação entre empresa e colaborador.
” Quem não se comunica se trumbica“, dizia nosso saudoso “Chacrinha” (em memória) . Quem não sabe como se comunicar perde oportunidades, gera conflitos, transmite informações não verdadeiras e promove discórdias, enfim.. poderíamos enumerar vários outros.
Comunicação Interna
É uma ferramenta de comunicação que tem o dever de transmitir informações da instituição ou áreas afins por meio de canais/veículos internos e das lideranças para seus colaboradores, como: novas ações, estratégias, objetivos e metas de trabalho.
As mensagens podem ser transmitidas por vários meios de comunicação, tais quais: e-mail, newsletter, rede social corporativa, jornal mural, boletim interno entre outros. Neste caso, deve-se usar a comunicação dirigida.
No caso da comunicação interna, o engajamento se dá por relacionamento e aceitação: a equipe consome uma informação transmitida pelos canais oficiais, os quais adquirem atitudes mais engajadas com a organização. Já no endomarketing são usadas ações e estratégias de persuasão para o envolvimento e prática do colaborador.
Conforme falado acima, os processos de comunicação interna e costuma ser complementar, ou seja, uma boa estratégia de comunicação interna geralmente conta com um programa de endomarketing.
Canais de comunicação
Comunicação dirigida: para cada público, existe um tipo de comunicação
Comunicação digital: eletroeletrônicos
Comunicação Oral: através da fala e reprodução de sons
Comunicação Comportamental: gestos, expressões faciais
Comunicação em Massa: todo e qualquer tipo de eventos
Comunicação Visual: outdoors, banners, boletins, vídeo wall e tv interativa
Comunicação Auditiva: rádio interno, eventos
Comunicação ilustrativa: linguagem figurada, adesivação
Saber trabalhar todos os tipos da comunicação, tem sido cada vez mais exigente e desafiador. Empresas adotam posturas de qualificação em consultoria para uma maior efetividade no mercado global.