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Consultoria de Comunicação Interna e Endomarketing

Comunicação Empresarial

A comunicação estratégica é um dos aliados mais importantes das empresas quando o objetivo é favorecer o engajamento entre os funcionários, melhorar o clima organizacional e, consequentemente, reduzir o turnover.

Mas a comunicação corporativa comporta diferentes áreas – comunicação interna, comunicação externa e endomarketing – e é importante ter claro de que forma cada uma delas pode beneficiar sua organização. Você sabe, por exemplo,

Quais são as principais diferenças entre comunicação interna e endomarketing?

Aparentemente, pode-se pensar que são a mesma coisa, pois o público alvo é o mesmo: o interno. Contudo, seus objetivos e suas práticas são distintas – ainda que sejam processos complementares – e identificar essas peculiaridades é fundamental quando se pretende alcançar uma comunicação interna eficiente. De modo mais objetivo, é possível afirmar que a comunicação interna envolve processos de informação, enquanto o endomarketing trabalha o incentivo e a interação entre colaboradores e empresa, mas vamos abordar as diferenças entre comunicação interna e endomarketing mais amplamente a seguir.

Endomarketing

As ações desenvolvidas são de relacionamento com o funcionário – como se eles fossem clientes internos -, com o objetivo de criar fidelidade, de modo que trabalhem sempre em prol da organização e que atendam melhor seus clientes finais. O marketing interno também visa maior integração e alinhamento entre a empresa e seu colaborador, repassando a informação com técnicas e estratégias de marketing. Entre as ações mais comuns de endomarketing, é possível destacar: peças gráficas (banner, display de mesa etc.), festas ou happy hours, e-mail marketing, vídeos institucionais, manuais técnicos e educativos, palestras e etc.

Comunicação interna

É uma ferramenta de comunicação que somente transmite informações da instituição ou áreas afins por meio de canais/veículos internos e das lideranças para seus funcionários, como novas ações, estratégias, objetivos e metas de trabalho. As mensagens podem ser transmitidas por vários meios de comunicação, como e-mail, newsletter, rede social corporativa, entre outros.

No caso da comunicação interna, o engajamento se dá por autoconvencimento: a equipe consome uma informação transmitida pelos canais oficiais e toma atitudes mais engajadas com a organização. Já o endomarketing usa a persuasão e o convencimento do colaborador: usa-se uma campanha para mostrar a ele como é importante agir de certa forma ou adotar uma prática específica.

Como falamos acima, os processos de comunicação interna e de endomarketing costumam ser complementares, ou seja, uma boa estratégia de comunicação interna geralmente conta com um programa de endomarketing. E você, costuma equilibrar essas duas metodologias na sua empresa? Deixe seu relato nos comentários.

Fonte: SocialBase